Shrii Shrii A’nandamu’rti, fundador, proponente e preceptor do movimento Ananda Marga, formulou o trishástra da Ananda Marga — que é composto de dharma shástra (tratado espiritual); darshan shástra (tratado filosófico) e samája shástra (tratado social) — a partir de uma perspectiva filosófica monística da Ananda Marga. As partes 1, 2 e 3 de Ananda Marga Carya’carya (caryácarya significa “código”) constituem o samája shástra.
A parte 1 trata, entre outras coisas, dos procedimentos relativos a eventos e cerimônias sociais, tais como batismo de crianças, inauguração de casas, festas, casamento, cremação, plantio de árvores e vários outros eventos socioespirituais.
O autor escreveu o Caryácarya original em 1956, quase imediatamente após a missão da Ananda Marga ter sido fundada.Nos anos 60, 70 e 80, o autor acrescentou diretivas para um maior benefício aos seguidores da Ananda Marga.
PVP: 10€
Excertos
Cerimónia de Plantio de árvore
As plantar as árvores, entoem mentalmente o guru mantra. Em seguida, enquanto regam as plantas, recitem juntos, sob a liderança de um(a) ácárya/á ou da pessoa mais idosa:
Onm madhu va’ta’ rta’yate madhu ks’arantu sindhavah;
Ma’dhviirnah santvos’adhiih.
Madhu naktamutas’aso madhumat pa’rthivam’ rajah;
Madhu dyaorastu nah pita’.
Madhuma’nno banaspatir madhuma’n astu su’ryah;
Ma’dhviirga’vo bhavantu nah.
Onm’ madhu onm’ madhu onm’ madhu.
“Que a árvore que hoje plantamos nos beneficie com frutos, flores, fragrância, néctar floral, folhas e sombra. Que nós sejamos úteis a esta planta, provendo-lhe regularmente adubo, água e luz solar.
Onm’ sha’ntih, onm’ sha’ntih,onm’ sha’ntih.
Vocês devem cuidar com amor e atentamente das árvores altamente benéficas, tais como manjericão (basil), cinnamomo (neem margosa), ashoka [Saraca indica Linn.] e eucalipto; e também daquelas que dão fruto e sombra.