A palavra “dharma” refere-se à característica inata ou essencial de um objecto. Por exemplo,o dharma do fogo é queimar e o dharma da água é fluir e ser “molhada”. Tudo tem um dharma, aquela característica essencial sem a qual algo não existia.
O dharma dos seres humanos é único, pois é duplo. Por um lado, nós partilhamos a natureza dos animais, comemos, dormimos e reproduzimos. Porém, não somos apenas animais racionais, existe uma diferença tão fundamental entre os seres humanos e o reino animal e o reino vegetal. Nos seres humanos existe uma sede pelo infinito.
PVP: 7€
Excertos
A meditação é a prática base da Ananda Marga. Os praticantes da Ananda Marga podem ou não fazer as inúmeras outras práticas (como posturas de yoga) num determinado dia, mas meditam sempre no mínimo duas vezes ao dia.
A meditação é o segredo do sucesso na vida espiritual. Isto é porque Deus, não tendo forma, nunca poderá ser totalmente conhecido através dos limitados cinco sentidos. Nem pode Deus, sendo infinito, ser conhecido através do intelecto, que apenas pode conter conceitos de uma natureza circunscrita. Portanto, um humano deve usar uma forma diferente de conhecimento para conhecer Deus. Tal como um rio pode conhecer o oceano diluindo-se nele e tornando-se um com ele, um ser humano terá de se fundir com Deus de modo a conhecê-Lo.
A palavra “tantra” tem dois significados: “ aquilo que liberta da crueza” e “aquilo que leva à expansão”. O tantra é a ciência espiritual indígena da Índia datando de há 7000 anos. Representa a luta constante contra a rudeza e a inércia, resultando em vigor e dinamismo para o praticante.
As práticas espirituais yogis da Ananda Marga são tântricas na sua natureza. Num nível prático, isto significa que as práticas não são rituais vazios, mas sim potentes ferramentas de transformação espiritual.
Foi a ciência do tantra que descobriu a existência da anatomia esotérica do corpo, tal como os centros psíquicos denominados cakras e a kundalini (a divindade latente que reside na base da coluna vertebral). Estes fenómenos subtis são utilizados no processo da meditação para uma rápida evolução espiritual.
Infelizmente a ciência do tantra tende a ser mal entendida quer no Ocidente quer no Oriente. O tantra não é um sistema de magia nem é o “yoga do sexo”. O tantra é a ciência espiritual fundamental, da transformação das tendências físicas e psíquicas em realização espiritual.